Correr ou Morrer

ImagemThomas não se lembra de nada, a não ser seu primeiro nome, acorda assustado e em um lugar escuro e em movimento que logo reconhece ser um elevador, passam-se meia hora até o elevador der um ultimo solavanco e parar completamente, depois de alguns minutos forma-se um feixe de luz logo acima de sua cabeça, depois de estar aberto por completo, Thomas demora um pouco para se acostumar com a luz depois de passar tanto tempo no escuro, e logo vê garotos colocarem a cabeça mais para perto da caixa e dar uma olhada no novo “trolho” que acabara de chegar. E assim foi sua chegada a Clareira.

Thomas não sabia o que teria aprontado para estar em tal lugar nada atraente. Fora aconselhado pelo líder (Alby), a ficar quieto e esperar pelo dia seguinte para que o mesmo pudesse mostrar a Clareira. E assim encarregou um dos “trolhos” (Chuck, que logo se tornará melhor amigo de Thomas), para tomar conta de Thomas até o dia em questão.

Na manhã seguinte, Thomas, vê grandes portas que vão até onde a vista alcança, espalhadas pelas laterais das paredes da Clareira. Essas portas levam a um imenso labirinto que vem há muito tempo ser desvendado pelos garotos carreiristas. Conhece também, como os serviços são divididos, principalmente o de alimentação, para que assim os carreiristas possam passar o dia correndo pelo labirinto, e ver se conseguem encontrar um padrão, pois todas as noites quando as portas se fecham o labirinto muda constantemente e criaturas grotescas (Verdugos) ficam soltas até o nascer do sol.

Tudo se torna mais estranho quando o elevador traz mais um Clareano (quando o normal é um a cada mês), mas para a surpresa de todos, o mais novo Clareano na verdade é uma garota, que é retirada inconsciente e de repente ela levanta e grita o nome de Thomas, e volta a sua inconsciência derrubando um papel que continha um recado de apenas quatro palavras: Ela é a última.

Thomas sempre teve a impressão de que deveria ser um dos carreiristas, e depois da chegada daquela garota (Tereza, que tinha a sensação de conhecê-la), tinha completa certeza de que deveria ser um carreirista. Logo mais, Thomas passa pela transformação, que todos passam quando são pegos pelo veneno dos Verdugos e tomam o antidoto a tempo, assim descobre o verdadeiro motivo de estarem ali. E sabe que devem sair de lá o mais rápido que poderiam.

James Dashner, autor dessa trilogia, cria uma trama empolgante e envolvente composta por “crianças”, que devem provar que estão preparadas para carregar um fardo de grandes salvadores da humanidade ou o que restou dela. O cenário da Clareira é descrito com bastantes detalhes, que deixa claro tudo que a compõe. Utiliza gírias nos diálogos entre os jovens, que é bastante presente nos dia atuais de todos os lugares.

Assim deixa claro que entende como é a comunicação de muitos jovens que acompanham seus trabalhos e se envolvem com todos os personagens com suas características marcantes.

Titulo: Correr ou Morrer

Autor: James Dashner

Editora: V&R

Trilogia: MazeRunner

Páginas: 426

Ano: 2009

ISBN: 978-85-7683-247-8

Código de Barras: 9788576832478

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s