Destino – Ally Condie

Título: Destino

Autora: Ally Condie

Trilogia: Matched

Editora: Objetivo

Páginas: 240

ISBN: 978-85-60280-81-0

Código de Barras: 9788560280810

Clarissa Maria Reyes, aos seus exatos 17 anos, conversa no trem aéreo com Xander Thomas Carrow, até então seu melhor amigo, para que assim possa diminuir um pouco do medo que a abita desde quando a noite do Banquete do Par se aproximava. Noite em que jovens conhecem seus Pares, com quem passaram o resto de suas vidas a não ser que escolham ser solteiros até os últimos dias de vida.

Cassia é a mais bem vestida de todas, trajando um vestido de cor verde que se encaixa a seu corpo como uma segunda pele, mesmo assim continua nervosa, não ajudando em nada ver todas as outras garotas olhando para a tela enquanto os rostos de seus Pares vão sendo revelados, na tela para que todos os presentes possam ver. Em determinado momento Cassia ouve seu nome ser chamado pela anfitriã, e se levanta segurando firmemente no compacto (artefato/relíquia que “sobreviveu” ao passar dos tempos, até o tempo em que se encontra a sociedade), com o olhar fixo e totalmente concentrado na tela, alguns segundos  se passam  e nenhuma imagem é projetada na tela, esses segundos vão se prolongando cada vez mais, até que a anfitriã anuncia, calando a todos que comentavam sobre a minha longa espera: “Seu Par se encontra aqui, esta noite”.

E é então que escuta um nome, tal nome é frequentemente utilizado por ela e já se tornou como um sobrenome dela. E ela não acredita. Todos não acreditam, pois o dono desse nome é o seu melhor amigo, Thomas. Logo lhes são trazidos suas respectivas caixas pratas, contendo ali microcartões com informações e imagens sobre seu Par, mas ela não precisa desse microcartão, pois já sabe as informações que virão nesse microcartão, a respeito de Xander. Todos os parabenizam pelo seu Par, porque ter como um Par uma pessoa conhecida, “É meramente incomum”.

No dia que sucede a noite do Banquete do Par, Clarissa é tomada pela curiosidade e após sua chegada do trabalho insere o microcartão no terminal, seu coração acelera ao ouvir, “Cassia Reyes, a Sociedade tem o prazer de lhe apresentar seu Par”, e a tela se ilumina ao projetar o rosto de Xander. Não demora e a imagem de Xander desaparece e o terminal solta um bipe e a mesma gravação repete, “Cassia Reyes, a Sociedade tem o prazer de lhe apresentar seu Par”, e essa outra imagem que sucede a de Xander, pela segunda vez não é estranha é apenas mais um rosto conhecido, Ky Markham.

NO FUTURO, A SOCIEDADE ESCOLHE:

ONDE VOCÊ MORA. O QUE VOCÊ COME. ONDE VOCÊ TRABALHA. COMO VOCÊ SE DIVERTE. COM QUEM VOCÊ CASA.

QUANDO MORRE.

Cassia tem absoluta confiança nas escolhas da Sociedade. Ter o destino definido pelo sistema é um preço pequeno a se pagar por uma vida tranquila e saudável, um emprego seguro e a certeza da escolha do companheiro perfeito para se formar uma família. Ela acaba de completar 17 anos e seu grande dia chegou: o Banquete do Par, o jantar oficial no qual será anunciado o nome de seu companheiro. Quando surge numa tela o rosto de seu amigo mais querido, Xander – bonito, inteligente, atencioso, íntimo dela há tantos anos -, tudo parece bom demais para ser verdade.Quando a tela se apaga, volta a se acender por um instante, revelando um outro rosto, e se apaga de novo, o mundo de certezas absolutas que ela conhecia parece se desfazer debaixo de seus pés. Agora, Cassia vê a Sociedade com novos olhos e é tomada por um inédito desejo de escolher. Escolher entre Xander e o sensível Ky, entre a segurança e o risco, entre a perfeição e a paixão. Entre a ordem estabelecida e a promessa de um novo mundo.

Tudo muda quando passa a desejar Ky, o segundo rosto a aparecer no seu microcartão, tê-lo a vista, ter seu toque e ter o que mais deseja. Um beijo de Ky. Tudo o que desejava ter junto a Ky, conquista. Mas não sabia que ao conseguir ter os seus desejos realizados, arruinaria a vida de sua família e a de Ky, que é levado pela sociedade, e nunca mais retornara. Mas o que a Sociedade não sabia é que Cassia Reyes, não desistira tão facilmente de seu amor por Ky.

Ally Condie, autora do livro em questão que é o primeiro de uma trilogia, cria uma surpreendente história, onde a sociedade decide “tudo” o que lhe é permitido fazer. Mas deixa faltando algo que apoie o clímax do livro. Falhando e deixando essa surpreendente história em algo monótono de leitura tediosa e cansativa. Mas ainda assim sendo um livro bastante proveitoso.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s